Vejam a seguir uma bela matéria publicada no blog "Por trás da Objetiva". Em evidência, a importância da luz para belas fotos:
Exemplo de luz dura
A matéria prima de da fotografia é a luz. Para uma boa foto é necessário, além de exposição e enquadramento coerentes, uma boa luz.
Mas o que é uma boa luz? É uma iluminação que facilite o entendimento da mensagem passada pelo fotógrafo.
A luz possui intensidade e qualidade, mas uma coisa não depende da outra. Isso significa que podemos ter muita luz ou pouca luz. E ela pode ser dura ou suave. Uma luz dura produz sombras mais escuras e pesadas, maior contraste, dependendo de onde for posicionada pode acentuar ou eliminar textura.
Já a luz suave produz sombras menos acentuadas, menos contraste, cores mais apagadas.
As luzes duras são provenientes de fontes de luz pequenas e as suaves de luzes grandes. Podemos notar isso facilmente no dia a dia, quando o céu está limpo, o sol se torna uma fonte de luz pequena e produz luz dura (saia num dia ensolarado e procure sua sombra, tenho certeza que será fácil de encontrar, ela será escura e com bordas bem definidas). Já em dias nublados, o sol é encoberto por nuvens, o que torna nossa fonte de luz maior, portanto, a iluminação mais suave (dessa vez, será mais difícil encontrar a sombra, se ela existir, será mais clara, com bordas difusas).
Certo, mas se quisermos uma luz suave em dia ensolarado? A regra é a seguinte: luz dura, fonte pequena. Luz suave, fonte grande. Portanto, para conseguir uma luz suave em um dia ensolarado, temos de aumentar a fonte de luz. Uma maneira de conseguir é colocar um difusor onde bate a luz do sol (normalmente fazem uma cabaninha com um pano branco e fino), ou rebater a luz em uma superfície clara, um rebatedor (nas duas situações, a fonte de luz passará a ser o objeto colocado entre ela e o motivo).
Agora, se quisermos uma luz dura em um dia nublado, teremos de usar, ao invés de um rebatedor branco, um objeto escuro. Outra solução é usarmos um flash.
Normalmente, em ensaios de família, quinze anos, casamento, é mais comum o uso de luz suave. Já em fotojornalismo a luz dura é mais presente (porque se fotografa muito ao ar livre e não há tempo para adaptar a qualidade da luz)
Não existe luz boa ou luz ruim, o que existe é iluminação adequada ou inadequada para cada situação e para cada imagem. Cabe ao fotógrafo selecionar que tipo de iluminação é mais coerente com a mensagem que ele quer passar.
Exemplo de luz suave
0 comentários:
Postar um comentário