Dicas

Fazer belas fotografias vai muito além de apertar o botão da máquina fotográfica. Pensando nisso, a Quick Photo selecionou algumas dicas que podem auxiliar na composição de suas fotos.


Confira abaixo as nossas dicas:

01 » Enquadramento

Não coloque o objeto principal (pessoa, veículo, animal, etc..) sempre no meio da foto. Deslocar o motivo primario da imagem para os lados pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

02 » Relação "Objeto Principal" x "Fundo"

Quando a intenção da fotografia é destacar o objeto principal escolha planos de fundo neutros para que estes não se confundam com o motivo em primeiro plano.

03 » Evite solicitar a atenção do objeto principal

As melhores fotos de pessoas, principalmente de crianças, são feitas quando elas não estão posando. A maioria das pessoas perde a naturalidade diante de uma máquina fotográfica. Portanto, fotografe-as quando estão entretidas em suas atividades naturais.

04 » Compondo um retrato

Aproxime-se. Quando se deseja fotografar uma pessoa, não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça (não exagere, no máximo até o meio da testa). A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O objetivo dessa composição é evitar que o objeto principal fique pequeno e sem importância diante de um fundo enorme.

05 » Aproveitando a luz natural

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Dependendo da distância entre o Fotografo e a pessoa, a luz do flash pode deixar rugas e imperfeições muito mais aparente.

06 » Aproveitando o Flash

Ambientes escuros não são os únicos lugares onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento para não deixar o objeto principal escuro.

Ao tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

07 » Zoom Digital

Embora esse recurso exista em praticamente todas as máquinas fotográficas digitais, o zoom digital não é aconselhável a quem deseja revelar uma fotografia.

Diferente do zoom óptico, que aumenta as imagens com o posicionamento de lentes, o zoom digital expande a imagem focada por meio do aumento eletrônico dos pixels. Isso significa que existe a possibilidade da imagem capturada sair com pouca resolução para revelação.

08 » Pixel e Mega Pixel

Geralmente na aquisição de uma máquina fotográfica ou um celular com câmera digital, podemos verificar entre as especificações a palavra "Megapixel (MP)". Para entende-la em primeiro lugar é necessário entender o que é um "Pixel".

Pixel é a unidade de medida utilizada na imagem digital, traduzindo, seriam todos os pontos coloridos que compõem a imagem. Quanto maior a quantidade de Pixels, maior é o tamanho virtual e a qualidade da imagem.

» 1 Megapixel equivale aprox. a 1 milhão de Pixels.

A configuração mínima para que impressão de uma fotografia digital 10 x 15 cm (foto comum) saia com boa qualidade, é de pelo menos 2 Megapixels. Essa configuração pode variar de arcordo com a qualidade da máquina fotográfica.

09 » Fotos capturadas na internet

Por quê a maioria das imagens capturadas na internet ficam com qualidade ruim quando são impressas?

Para entender o motivo é necessário conhecer a unidade de medida denominada "DPI - Dots per Inch". Essa unidade corresponde ao número de pontos que uma imagem possui por polegada. Quanto maior o número de pontos, mais resolução a imagem possui.

A resolução utilizada para as imagens que são publicadas na internet são de 72 DPIs. Para ser impressa com boa qualidade, uma fotografia precisa de pelo menos 300 DPIs. É válido lembrar que o tamanho em DPI é diferente do tamanho físico (cm) de uma fotografia. Se você abrir uma imagem em um software para edição de fotos, com o propósito de aumentar o número de DPIs a fim de melhorar a qualidade da foto, você corre o risco de diminuir o tamanho físico da mesma, ou de distorcer os pontos por polegada da imagem.

10 » Experiência é tudo

Não existe dica melhor do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e no erro. Leia o manual da sua máquina fotografica, para saber tudo que ela é capaz, e experimente utilizar todas as configurações possíveis.

A arte da composição fotográfica depende muito da criatividade do fotografo. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.