sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas de como fotografar (ou filmar) debaixo d’água

Muitos tem vontade de tirar fotos debaixo d’água, compram ou alugam os equipamentos necessários mas na hora de colocar na prática, não sabem fazê-lo da maneira correta. Como qualquer ambiente diferenciado, existem algumas regras e dicas a se seguir para conseguir melhores fotos. Dicas inclusive que servem também para gravar vídeos em ambientes subaquáticos. Confira algumas delas abaixo:

Água limpa- Nada é pior do que precisar limpar suas fotos ou vídeos na pós produção graças a lama, sujeira e outras substâncias que tiram a beleza do seu vídeo. Água cristalina sempre de dará um melhor resultado. Com isso a água permitirá que a luz entre na água, melhorando as cores no material.

Use contraste- Isso fará sua fotografia melhor. Um material totalmente monótono de tons frios e mortos pode tirar toda a dinâmica que a produção pode ter. As cores em baixo d’água geralmente já ficam mais fracas e embaçadas, portanto para compensar isso, não fuja do contraste.

Fique perto do objeto em questão - Água limpa é o primeiro item para conseguir fotos limpas, o segundo é ficar perto do seu modelo. Você não vai querer fotografar ou filmar através de muita água, pois quanto maior é o espaço entre você e o que você está filmendo significa que a água embaçará mais ainda seu ponto de foco. Ou seja, se o seu modelo é uma pequena estrela-d0-mar, invada o espaço dela!

Mantenha seu modelo claramente focado - Tente não desordenar suas fotos. Seu espectador quer saber o que estão olhando. Evite objetos randômicos no fundo ou aos lados para evitar confusão. Ninguém gosta de uma foto bagunçada.

Use Flash/Luminárias auxiliares - As pessoas normalmente advocam contra o uso de flash na maioria das fotos, porém nesse caso específico, mais luz é melhor. É bem difícil (se não impossível) para a luz refletir no chão do oceano de volta para você ou para o objeto que você pretende fotografar, já em piscinas, o Sol acaba alcançando e refletindo em mais superfícies. Teste algumas fotos com e sem flash, mas nunca se esqueça que qualquer produção subaquática normalmente pede luzes auxiliares.

Mire de baixo para cima - A maior fonte de luz vindo sempre do céu (o Sol) criará uma luz realmente bonita em torno do seu modelo adicionando o contraste que mandamos buscar na primeira dica. Inclusive aqueles raios de luz “do paraíso” que todos adoramos podem acabar aparecendo em algumas ocasiões. Além disso a luz superior ajudará a iluminar todo o cenário e todo o resultado final da sua foto ou filmagem. Fonte: Inovarte Via Oliviatech

0 comentários:

Postar um comentário