segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uma idéia genial.. Lata ou máquina fotográfica ?

Durante o mês de Abril, a cidade de Lisboa, em Portugal, está presenciando um cenário atípico. Afinal, pela cidade estão espalhadas 18 latas que, na realidade, são máquinas fotográficas construídas com o método pinhole. Quem passar por uma destas máquinas é convidado a pegar nelas e tirar fotografias. No final, poderá até ser feita uma exposição com as melhores imagens.

A fotografia pinhole (pequeno buraco, em inglês) é uma técnica simples mas engenhosa que dispensa a utilização de lentes, criando imagens com o mínimo de recursos possível.

Para isso, Magda Fernandes e José Domingos, responsáveis pelo projeto e pelo ateliê Imagerie – Casa de Imagens, dedicado à divulgação e formação de fotografia, decidiram "criar uma série de latas que são câmaras fotográficas e pô-las na rua".

As pessoas podem levar a lata e fotografar se quiserem mas depois devem devolvê-la ao mesmo local - para que seja recolhida e as suas imagens reveladas - ou ao ateliê Imagerie, onde, se o laboratório estiver funcionando, podem assistir ao processo de revelação.

Cada lata tem um adesivo (rótulo) onde se lê "Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!" e tem também instruções de utilização, os contatos da Imagerie e um espaço em que os utilizadores podem deixar o nome, o contato e o título da fotografia.

Na página do Facebook do Latas na Cidade e na página da Internet do ateliê consegue-se também visualizar um mapa que Magda e José Domingos vão atualizando com a localização das latas.


Genial, não?

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário