segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dicas para uma boa fotografia noturna

O Blog do fotógrafo Alex Teixeira traz valiosas dicas para conseguir belas fotos noturnas. Veja:

Boa parte das câmeras digitais vem com a função automática fotografia noturna; essa que acredito que muitos nunca consigam usar, e prefiram talvez mudá-la para a configuração Automático total, ativando assim o flash da câmera. Isso faz com que seja impossível fotografar uma bela paisagem noturna, por exemplo, devido ao pouco alcance do flash e a rápida exposição do sensor digital.

A fotografia noturna é um bicho de 7 cabeças pra muita gente, que quase sempre esbarra nas limitações de sua câmera, achando portanto que uma melhor resolve. Mas, não funciona bem assim. Até as câmeras compactas são capazes de tirarem belas fotos, isso claro dependendo do tipo de comando que se dá a ela. No caso de fotografia noturna não é diferente, o que é necessário então?

Simples, Abertura mais fechada, exposição mais longa, chegando a 15 ou 30 segundos dependendo do caso, como na foto abaixo:



Essa é a resposta também para esse efeito de risco nos faróis dos carros. Com a exposição mais longa, o sensor (filme) capta a luz durante todo o tempo que o obturador está aberto. Se o carro está em movimento, irá expor sua luz de um ponto a outro criando esse efeito desejado por muitos. Repare no entanto que as luzes dos postes mesmo com uma longa exposição fazem no máximo o formato parecido com uma estrela; isso devido distância de incidência de cada luz captada pelo sensor da câmera. Mas pessoal, nunca, jamais se esqueçam de um acessório obrigatório (quase rs...) para esse tipo de fotografia: o TRIPÉ!!

Caso não tenha um, você pode somente deixá-la apoiada em algum lugar, o importante que é que ela esteja imóvel durante toda a exposição, e nunca em mãos.

Para finalizar então esse artigo vamos as dicas finais pra uma boa fotografia noturna!

0 comentários:

Postar um comentário